terça-feira, 31 de março de 2009

Matrix 10 anos



Puxa, eu tenho 24 anos, Matrix foi lançado em 99, tinha 14, acho que não assisti nessa época, mas lembro de assistir o filme pela primeira vez e não entender nada, acho que vi umas 3 vezes para poder compreender, todos conhecem a obra que traz a tona um mundo de ilusões, onde nada é na verdade o que parece ser, essas ilusões são geradas pelas máquinas, Neo (keano Reeves) "descobre" (Morfeu o torna consciente) isso e começa a lutar pela humanidade, que vive sem saber qual é a verdade.
Esse sempre foi um filme muito discutido na faculdade e até hoje é usado como exemplo para demonstrar e fazer analogias ao mundo atual, ao mundo virtual ou as teorias de conspiração, meio que um Blade Runner atual, Matrix (o primeiro), os seres humanos são escravos das máquinas, mas não sabem disso, vivem numa realidade virtual criada pelos computadores, que distrai as mentes dos humanos, meio louco, mas um filmaço! A parte mais legal é que você pode baixar tudo na sua mente, tipo aprender a dirigir, a pilotar avião, foi um filme totalmente inovador e marcou o cinema também pelos efeitos especiais, principalmente aqueles takes onde a bala é disparada e tudo ao redor para, só a bala "anda", famosa cena onde Neo vai todo para trás e a bala passa raspando em slow motion.
Agora suas continuações Matrix Reloaded e Matrix Revolutions (2003), claro não são tãaaaao bons quanto o primeiro, eles deram uma pirada, Neo voando e umas coisas mais surreais, mas são bons! acredito que todo ser humano já deve ter assistido, mas fica aqui minha opinião.

8 comentários:

Danni disse...

10 anos? Caramba, como o tempo passa rápido!

Tia Pankeca disse...

Não são bons as continuações??? São perfeitas, se encaixam totalmente ao primeiro que é otimo. AMO a trilogia sou fã até de baixo d'agua.

C disse...

Nane, obrigado pela visita!
não disse que nao sao boas, acho que o primeiro é o the best... que as continuaçoes sao boas, mas ainda sim o primeiro é melhor!
bjs

Jader Araújo disse...

Tem coisas que agente não esquece não é?
Eu assiti na escola, estava na 7° série ... cara eu lembro!
E as continuações, são ótimas.
Esses dias eu me vi alugando a trilogia para assistir de novo!

Matrix sem dúvida, mudou o modo de como fazer e ver cinema!
Foi uma revolução!

Belo post Tá!

Bjos

Jader
PLANO B!
http://pontocriticocultural.blogspot.com/

Angela Natel disse...

Concordo plenamente em sua opinião a respeito da trilogia. Ainda tem muito que pode ser explorado nos filmes. Vale a pena assistir sem legenda, todo em inglês, e sentir o filme na realidade - experiência única.

Ubiratangeo disse...

Matrix! Foi realmente uma revolução! Até hoje tenho a "fita" do primeiro e do último (não encontrei o segundo) e assisto frequentemente. Foi um dos filmes que melhor mesclou filosofia, ficção, aventura e romantismo. Tudo isso tendo uma sequencia muito coerente! Perfeito!

Anônimo disse...

acho que vc vai gostar
http://www.oesquema.com.br/trabalhosujo/2009/03/30/link-30-de-marco-a-5-de-abril -de-2009.htm
abs

Player disse...

Caralho este filme me fez chorar, e pensar, amo pra porra, falando nisso comprei Blade Runner. Filme do caralho tbm!!!